Notícias de saúde

Especialistas desenvolvem lista de verificação de 12 sintomas de Covid Longo

13 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os pesquisadores desenvolveram uma lista de verificação de definição e sintomas para Covid Longo, com base nas descobertas iniciais de um estudo com quase 10.000 norte-americanos. O estudo foi coordenado por meio de uma iniciativa do U.S. National Institutes of Health chamada Researching Covid-19 to Enhance Recovery (RECOVER).

O estudo identificou um conjunto de 12 sintomas de longo prazo que podem ocorrer após a infecção por Covid-19. Esses sintomas - variando de “névoa cerebral” a dor no peito - estão ligados aos efeitos do coronavírus em vários sistemas de órgãos.

Chamada de Sequelas pós-agudas de SARS-CoV-2 (PASC, em inglês), a lista inclui: mal-estar pós-esforço; fadiga; Confusão mental; tontura; sintomas gastrointestinais; palpitações cardíacas; mudanças no desejo ou capacidade sexual; olfato ou paladar afetados; sede; Tosse crônica; dor no peito; e movimentos anormais.

Cerca de 10% dos participantes do estudo infectados durante a onda inicial de Ômicron acabaram positivos para Covid Longo dentro de seis meses de sua doença inicial com base na nova definição PASC.

Segundo o estudo, os pacientes tinham maior probabilidade de desenvolver Covid Longo se não fossem vacinados. Ter tido Covid mais de uma vez também foi fator de risco para desenvolvimento do Covid Longo.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2023.8823.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários