Notícias de saúde

COVID-19 longo pode causar problemas renais

22 de setembro de 2021 (Bibliomed). A COVID-19 está associada a um risco aumentado de sequelas pós-agudas envolvendo sistemas de órgãos pulmonares e extrapulmonares - referido como COVID longa. No entanto, uma avaliação detalhada da evolução renal na COVID longa ainda não está disponível.

Dados anteriores apontam para um declínio significativo na função renal entre aqueles chamados de COVID-19 longa - e mesmo entre aqueles que tiveram infecções leves do vírus. Os dados, levantados por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington e do Sistema de Saúde Veterans Affairs, ambas de St. Louis, mostram que as pessoas infectadas com SARS-CoV-2 têm maior probabilidade de desenvolver danos renais crônicos e doenças renais em estágio terminal.

Os pesquisadores criaram um conjunto de dados controlado que incluiu informações de saúde de mais de 1,7 milhão de veteranos saudáveis e infectados com COVID de 1º de março de 2020 a 15 de março de 2021. Desses veteranos, 89.216 confirmaram o diagnóstico de COVID-19 e passaram pela fase aguda fase (primeiros 30 dias da doença).

Os pacientes COVID-19 no estudo eram em sua maioria homens e tinham quase 60 anos; no entanto, os pesquisadores também analisaram dados que incluíram 151.289 mulheres - incluindo 8.817 com COVID-19 - e adultos de todas as idades. Entre os pacientes com COVID-19, 12.376 (13,9%) necessitaram de internação, incluindo 4.146 (4,6%) que foram internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

Em comparação com os pacientes que não foram infectados, as pessoas que contraíram o vírus, mas não precisaram ser hospitalizadas por causa dele, tiveram um risco 15% maior de sofrer um evento renal adverso importante, como doença renal crônica, um risco 30% maior de desenvolver lesão renal aguda e um risco 215% (mais de duas vezes) maior de adquirir doença renal em estágio terminal. O último ocorre quando os rins não conseguem mais remover efetivamente os resíduos do corpo. Nesses casos, a diálise ou um transplante de rim são necessários para manter os pacientes vivos.

O risco de diminuição da função renal foi maior entre as pessoas que estavam na UTI; no entanto, é importante notar que o risco se estende a todos os pacientes, mesmo aqueles que tiveram casos mais leves de COVID-19.

Fonte: Journal of the American Society of Nephrology. September, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários