Notícias de saúde

Fumaça de incêndio florestal causam mais danos aos pulmões de outras fontes de poluição

14 de abril de 2021 (Bibliomed). As partículas finas na fumaça do incêndio florestal são até 10 vezes mais prejudiciais aos pulmões humanos do que a poluição de outras fontes, como o escapamento de um carro, revelou uma análise do  Scripps Institute, nos Estados Unidos.

Cada aumento de 10 microgramas por metro cúbico no material particulado - as partículas microscópicas perigosas encontradas na poeira, pólen, fumaça e fuligem, escapamento de automóveis e emissões industriais - levaram a um aumento de 1% nas internações hospitalares por problemas respiratórios. Níveis mais altos de partículas na fumaça de incêndio florestal, no entanto, resultaram em um aumento de 1,3% a 10% nas hospitalizações por problemas respiratórios.

Os resultados são baseados em uma análise da poluição do ar por incêndios florestais e outras fontes no sul da Califórnia entre 1999 e 2012. A região continuou a ser atormentada por incêndios florestais, devido, pelo menos em parte, a uma longa seca. No sul da Califórnia, os ventos de Santa Ana provocam os incêndios florestais mais graves e tendem a soprar fumaça em direção às regiões costeiras povoadas, de acordo com os pesquisadores. A mudança climática levou a atrasos no início da estação chuvosa na região nos últimos anos, e isso empurra a temporada de incêndios florestais para mais perto do pico dos ventos de Santa Ana no início do inverno, disseram os pesquisadores.

Além disso, à medida que as populações crescem e se espalham para áreas anteriormente não desenvolvidas, os riscos de "ignições e impactos" de incêndios florestais e fumaça aumentam para aqueles que vivem no interior e a favor do vento.

O material particulado, ou PM2.5, são as minúsculas partículas transportadas pelo ar com diâmetros de até 2,5 mícrons, cerca de 1/20 do de um cabelo humano, que são o principal componente da fumaça de incêndios florestais e outras formas de poluição do ar. Essas partículas finas podem penetrar no trato respiratório humano, entrar na corrente sanguínea e danificar órgãos vitais.

Para isolar PM2.5 produzido em incêndios florestais de material particulado em outras fontes de poluição, os pesquisadores definiram pessoas suscetíveis à exposição a incêndios florestais como aqueles que vivem em áreas com ventos fortes de Santa Ana e fogo contra o vento. Eles também usaram dados de pluma de fumaça do National Oceanic and Atmospheric Administration's Hazard Mapping System.

Cada aumento de 10 microgramas por metro cúbico em PM2.5 atribuído a outras fontes que não a fumaça de incêndio aumentou as internações hospitalares relacionadas à respiração em 1%, mostraram os dados. No entanto, o mesmo aumento, quando atribuído à fumaça de incêndio florestal, causou um aumento de 1,3% a 10% nas internações hospitalares por problemas respiratórios.

Embora não exista consenso sobre por que o PM2.5 de incêndio florestal é mais prejudicial aos humanos do que outras fontes de poluição particulada, os pesquisadores disseram que as descobertas deveriam levar os reguladores a reconsiderar os padrões para níveis aceitáveis ??de PM2.5.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-021-21708-0.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários