Notícias de saúde

Exposição materna a fumaça de incêndios na gravidez afeta o bebê

11 de julho de 2022 (Bibliomed). A exposição à poluição do ar tem sido associada a morbidades neonatais críticas, incluindo baixo peso ao nascer (BPN). No entanto, pouco se sabe sobre a exposição de curto prazo à fumaça de incêndios florestais e BPN. Neste estudo, pesquisadores estimaram a associação entre o peso ao nascer após a gravidez e a exposição à fumaça de incêndios florestais em mais de 1,5 milhão de recém-nascidos no Brasil (considerada uma região muito propensa a incêndios em todo o mundo).

Foi aplicado um modelo de regressão logística para estimar a variação percentual em recém-nascidos com baixo peso ao nascer quando expostos a incêndios florestais em diferentes trimestres da gravidez.

Após ajustar o modelo com covariáveis ??relevantes, verificou-se que um aumento de 100 registros de incêndios florestais no Brasil foi associado ao aumento do baixo peso ao nascer na região Centro-Oeste e na região Sul quando a exposição ocorreu no primeiro trimestre de gestação.

O estudo concluiu que os incêndios florestais foram associados ao BPN e isso deve ser uma preocupação de saúde pública para os formuladores de políticas.

Fonte: The Lancet Regional Health Americas. DOI: 10.1016/j.lana.2022.100229.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários