Notícias de saúde

Como as mudanças climáticas afetam a saúde?

22 de abril de 2021 (Bibliomed). Começou hoje a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, um evento organizado pelos Estados Unidos para discutir ações e metas para mitigar a crise climática. Reunindo 40 chefes de estado, além de convidados, o evento deve funcionar como uma espécie de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), que ocorrerá em novembro na Escócia.

Sabe-se que as mudanças climáticas afetam direta e indiretamente na saúde. No meio em uma pandemia, mitigar os ricos para a saúde é fundamental. Estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, por exemplo, mostrou que a redução hábitats e na biodiversidade causados pelo aquecimento global podem ter aumentado o risco de pandemia de COVID-19 (LEIA AQUI).

Por outro lado, as medidas de isolamento e lockdown adotados por diversos países durante a pandemia impactaram na poluição do ar (LEIA AQUI). Neste ano, pesquisadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology, NA Coreia do Sul, anunciaram o desenvolvimento de um dispositivo para converter dióxido de carbono em materiais sólidos, que poderiam ser usados para fabricar cimento ou outros materiais. O dióxido de carbono nas emissões é um dos principais contribuintes para os gases de efeito estufa (LEIA AQUI).

Em estudo publicado em março, o Scripps Institute, nos Estados Unidos, mostrou que a fumaça de incêndios florestais causa mais danos aos pulmões de outras fontes de poluição (LEIA AQUI). A poluição do ar é tão letal que levou à morte quase meio milhão de recém-nascidos em 2019 (LEIA AQUI).

A mudança climática impacta diretamente diversos biomas, o que afeta a forma como diferentes espécies se desenvolvem, o que pode levar à maior disseminação de doenças, como a Dengue, Doença de Chagas, Febre Amarela, Malária e Zika, entre outras. Por esses e outros motivos, controlar as mudanças climáticas é fundamental para manutenção da saúde.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários