Notícias de saúde
20 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Um estudo canadense indicou que exercícios cerebrais feitos pela internet podem melhorar o funcionamento do cérebro de idosos, deixando algumas áreas com desempenho semelhante ao de pessoas até 10 anos mais jovens.
A pesquisa avaliou adultos com mais de 65 anos que utilizaram, por dez semanas, um aplicativo com jogos cognitivos voltados para memória, atenção e velocidade de raciocínio. Apenas o grupo que realizou esse treinamento específico apresentou melhora em um sistema cerebral importante para a aprendizagem e a tomada de decisões.
Exames avançados mostraram que essa área do cérebro passou a funcionar de forma mais eficiente, algo nunca observado com intervenções não medicamentosas. Esse sistema costuma ser prejudicado com o envelhecimento e em doenças como o Alzheimer.
Os resultados reforçam que manter o cérebro ativo pode ser uma estratégia poderosa para preservar a cognição e reduzir o risco de demência. Os pesquisadores agora planejam testar a abordagem em pessoas com comprometimento cognitivo inicial.
Fonte: JMIR Serious Games. DOI: 10.2196/75161.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias