Notícias de saúde

Mães podem transmitir anticorpos COVID-19 para bebês durante a gestação

03 de março de 2021 (Bibliomed). Desde o surgimento do novo coronavírus, muito se tem discutido sobre a possibilidade de transmissão do vírus ou de anticorpos de mães para bebês durante a gestação. Agora, pesquisadores do Children's Hospital of Philadelphia e do Pennsylvania Hospital, ambos nos Estados Unidos, descobriram que a maioria dos bebês nascidos de mães com anticorpos COVID-19 mostram evidências de células imunes contra o vírus em seu próprio sangue.

Para este estudo, pesquisadores testaram mais de 1.700 mulheres grávidas para anticorpos COVID-19. Dessas mulheres, 83 testaram positivo para o anticorpo imunoglobulina G, o que indica infecção anterior.

A imunoglobulina G é um anticorpo criado pelo sistema imunológico para combater infecções. Na maioria dos casos, a imunoglobulina G se desenvolve sete a 10 dias após o início dos sintomas de COVID-19 e permanece no sangue após a resolução da infecção.

Assim que essas mães deram à luz seus bebês, os pesquisadores testaram amostras de sangue coletadas do cordão umbilical para anticorpos COVID-19. Entre as mães com anticorpos, 72 (87%) tiveram bebês com teste positivo para anticorpos, o que significa que as crianças podem ter alguma imunidade contra o novo coronavírus.

A presença do anticorpo sugere que as mães foram infectadas com COVID-19 no passado recente e desenvolveram anticorpos que podem protegê-las - e talvez seus recém-nascidos - de infecções futuras.

Embora as descobertas sugiram que as grávidas com infecção anterior por COVID-19 podem transmitir imunidade a seus recém-nascidos, os pesquisadores dizem que não está claro se qualquer proteção conferida pela vacinação contra o vírus também pode ser transferida.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.0038.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários