Notícias de saúde

Filhos de mães com HIV são mais propensos a infecções

10 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Com o desenvolvimento da medicina, mulheres infectadas com HIV têm tido condições de ser mãe sem transmitir o vírus à criança. O coquetel ingerido pela mulher durante o período gestacional reduz de 30% para 5% as chances de contaminação fetal em países subdesenvolvidos, principalmente africanos, e para menos de 1% em países desenvolvidos. Contudo, as crianças, apesar de saudáveis, são mais vulneráveis a infecções.

Novo estudo realizado por Imperial College London, na Inglaterra, e pela Stellenbosch University, na África do Sul, descobriu que bebês nascidos de mães infectadas pelo HIV apresentaram níveis significativamente mais baixos de anticorpos contra uma variedade de infecções bacterianas (Hib, pneumococo coqueluche e tétano) no nascimento.

Durante a gestação, em especial no final dessa, a mãe passa para a criança os anticorpos que desenvolverão o sistema imunológico do feto. O estudo encontrou níveis mais baixos de anticorpos específicos em algumas mães com HIV, e também mostrou que menos anticorpos são transferidos da mãe para o filho através da placenta. Apesar dos níveis baixos de anticorpos no nascimento, os bebês estudados responderam bem à vacinação, produzindo níveis similares de anticorpo para algumas vacinas e níveis mais elevados para outras.

"É provável que os níveis mais baixos de anticorpos para esses bebês contribuam para reduzir a proteção contra a infecção antes que tenham recebido as vacinas", diz Christine Jones, do Departamento de Pediatria do Imperial College London, uma das autoras do estudo. "Embora eles pareçam mais vulneráveis nos primeiros meses de vida, a boa notícia é que esses bebês respondem bem à vacinação. Poderíamos ser capazes de protegê-los ainda melhor contra as infecções, seja vacinando-os mais cedo, ou até mesmo vacinando gestante”, conclui.

Fonte: American Medical Association, 08 de janeiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários