Notícias de saúde

Dietas com baixo teor de alimentos processados são mais eficazes para a perda de peso

05 de fevereiro de 2026 (Bibliomed).Pesquisa realizada no University College London, na Inglaterra, mostrou que dieta à base de alimentos minimamente processados é mais eficaz para a perda de peso do que uma dieta à base de produtos ultraprocessados, mesmo que ambas as dietas fossem nutricionalmente equivalentes.

Os alimentos ultraprocessados são feitos principalmente de substâncias extraídas de alimentos integrais, como gorduras saturadas, amidos e açúcares adicionados. Eles também contêm uma grande variedade de aditivos para torná-los mais saborosos, atraentes e com maior durabilidade, incluindo corantes, emulsificantes, aromatizantes e estabilizantes. Exemplos incluem produtos de panificação embalados, cereais açucarados, pizza congelada, sopas instantâneas e frios de delicatessen.

Para este estudo, os pesquisadores recrutaram 55 adultos para se revezarem no consumo de uma dieta composta por alimentos minimamente processados ou ultraprocessados. Durante oito semanas, os participantes consumiram refeições minimamente processadas, como mingau de aveia ou espaguete à bolonhesa caseiro. Durante mais oito semanas, eles se alimentaram de comidas ultraprocessadas, como barras de aveia para o café da manhã ou lasanha pronta para consumo. As refeições foram entregues nas casas dos participantes, e eles foram instruídos a comer o quanto quisessem. As pessoas receberam mais comida do que precisavam e não foram orientadas a limitar a ingestão.

Os pesquisadores afirmaram que ambos os tipos de dieta foram nutricionalmente equiparados, de acordo com as diretrizes do Reino Unido para uma alimentação saudável e equilibrada. Essas dietas incluíam os níveis recomendados de gordura saturada, proteína, carboidratos, sal, fibras, frutas e vegetais. Mas os resultados mostram que as pessoas perderam cerca de 2% do seu peso corporal ao consumir alimentos minimamente processados, em comparação com apenas 1% na dieta ultraprocessada.

vA perda de peso observada correspondeu à quantidade média de calorias consumidas pelas pessoas em ambas as dietas. Os participantes apresentaram um déficit diário de 290 calorias na dieta minimamente processada, mas apenas um déficit de 120 calorias ao consumir alimentos ultraprocessados. Os alimentos ultraprocessados tendem a ser ricos em calorias, portanto, as pessoas têm maior probabilidade de ingerir mais energia mesmo comendo porções menores.

As pessoas que seguiam uma dieta minimamente processada também apresentaram uma melhora duas vezes maior no controle geral dos desejos por comida, em comparação com o consumo de alimentos ultraprocessados. Isso incluiu uma melhora quatro vezes maior na resistência aos desejos por alimentos salgados e uma melhora quase duas vezes maior na resistência aos seus alimentos favoritos.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-025-03842-0.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários