Notícias de saúde

Vacinação na gestação produz proteção a longa contra COVID-19 para bebês

11 de março de 2022 (Bibliomed). Filhos de gestantes vacinadas contra COVID-19 podem ter proteção duradoura contra o vírus, mostrou estudo realizado no Massachusetts General Hospital (MGH), nos Estados Unidos.

O estudo comparou bebês nascidos de mulheres que receberam duas doses de uma vacina de mRNA com aqueles nascidos de mães não vacinadas que tiveram COVID-19 entre 20 e 32 semanas de gestação (período em que a transferência de anticorpos da mãe para o feto é mais alta).

No parto, os níveis de anticorpos eram mais altos nas mães vacinadas e no sangue do cordão umbilical do que nas mães não vacinadas e infectadas. Aos dois meses de idade, 48 de 49 bebês (98%) nascidos de mães vacinadas tinham níveis detectáveis ??da imunoglobulina protetora G (IgG), o anticorpo mais comum encontrado no sangue. Aos seis meses de idade, 16 dos 28 bebês (57%) nascidos de mães vacinadas ainda apresentavam níveis detectáveis ??de IgG, em comparação com um dos 12 (8%) nascidos de mães infectadas não vacinadas.

Para os autores, a durabilidade da resposta de anticorpos no estudo mostra que a vacinação não apenas fornece proteção duradoura para as mães, mas também anticorpos que persistem na maioria dos bebês até pelo menos 6 meses de idade, o que evidencia o potencial de proteção das vacinas.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2022.1206.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários