Notícias de saúde

Infecções secundárias da corrente sanguínea estão associadas a COVID-19 mais grave

03 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). A doença coronavírus 2019 (COVID-19) se tornou uma pandemia global. Características clínicas relacionadas a infecções secundárias em pacientes com COVID-19 foram relatadas, mas microbiologia detalhada, fatores de risco e resultados de infecções secundárias da corrente sanguínea em pacientes com COVID-19 grave não foram bem descritos.

Um recente estudo, publicado na revista Clinical Infectious Diseases, é o primeiro a avaliar a microbiologia, os fatores de risco e os resultados em pacientes hospitalizados com COVID-19 grave e infecções secundárias da corrente sanguínea. Os pesquisadores analisaram 375 pacientes com diagnóstico de COVID-19 grave de março a maio de 2020. Desse grupo, eles analisaram 128 casos com infecções secundárias da corrente sanguínea, 92% dos quais eram infecções bacterianas.

Verificou-se que esses pacientes eram mais propensos a ter estado mental alterado, menor porcentagem de saturação de oxigênio, choque séptico e a serem admitidos na unidade de terapia intensiva em comparação com aqueles sem infecções da corrente sanguínea. Os pesquisadores também descobriram que os pacientes que precisavam de uma oferta maior de oxigênio suplementar na admissão ao hospital tinham maior chance de apresentar infecções secundárias da corrente sanguínea. O estudo ainda descobriu que 80 por cento de todos os pacientes no estudo receberam antimicrobianos em algum momento durante a hospitalização, incluindo aqueles que não tinham infecções na corrente sanguínea.

A taxa de mortalidade hospitalar para esses pacientes era de mais de 50 por cento, mas o estudo relatou que essas mortes foram associadas, não causadas pela condição. De acordo com o estudo, as infecções em pacientes com COVID-19 podem ter contribuído para a gravidade da doença ou podem refletir outras complicações fisiológicas e imunológicas subjacentes do COVID-19.

O estudo concluiu que pacientes adultos hospitalizados com COVID-19 grave e infecção secundária na corrente sanguínea apresentaram apresentação inicial mais grave, curso hospitalar prolongado e piores desfechos clínicos.

Fonte: Clinical Infectious Diseases. DOI: 10.1093/cid/ciaa1748.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários