Notícias de saúde

Baixo teor de ferro no sangue pode desencadear Covid longo

11 de julho de 2024 (Bibliomed). A Covid longa pode ser desencadeada por baixos níveis de ferro no sangue devido à infecção inicial da pessoa, afirma um estudo realizado na Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Neste estudo, os pesquisadores acompanharam os resultados de 214 pacientes com Covid-19. Eles descobriram que a inflamação contínua e os baixos níveis de ferro no sangue podiam ser observados duas semanas após a infecção naqueles que desenvolveram sintomas longos de Covid meses depois.

Os baixos níveis de ferro no sangue contribuíram para a anemia e interromperam a produção de glóbulos vermelhos saudáveis em pacientes com Covid longo. Isto poderia explicar por que sintomas como fadiga – especialmente após exercícios – são comuns na Covid longa.

Além disso, a deficiência precoce de ferro foi detectável nestes pacientes, independentemente da sua idade ou sexo. Mesmo o quão doentes eles ficaram quando infectados pela primeira vez não importava, pois os pesquisadores encontraram padrões semelhantes no sangue após episódios leves e graves de Covid-19.

Os pesquisadores explicam que a deficiência de ferro é uma resposta natural à infecção e uma consequência comum da inflamação. Quando o corpo tem uma infecção, ele remove o ferro da corrente sanguínea, o que protege o organismo de bactérias potencialmente letais que capturam o ferro na corrente sanguínea e crescem rapidamente.

Fonte: Nature Immunology. DOI: 10.1038/s41590-024-01754-8.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários