Notícias de saúde

Anticorpos Covid-19 diminuem mais rapidamente no nariz

08 de maio de 2023 (Bibliomed). Os pesquisadores acham que descobriram por que as pessoas podem ser reinfectadas com o Covid-19, apesar da imunidade adquirida com a vacinação ou uma infecção anterior. Acontece que os anticorpos produzidos no nariz - a primeira linha de defesa contra vírus respiratórios como o Covid-19 - diminuem mais rapidamente do que os anticorpos encontrados na corrente sanguínea, indica estudo realizado no Imperial College London, no Reino Unido.

O estudo também descobriu que a vacinação é muito eficaz na criação e aumento de anticorpos transmitidos pelo sangue que protegem contra doenças graves, mas tiveram muito pouco efeito sobre os anticorpos nasais.

O estudo envolveu quase 450 pessoas hospitalizadas com Covid-19 entre fevereiro de 2020 e março de 2021, antes do surgimento da variante Ômicron e do lançamento das vacinas Covid-19. Foram analisados anticorpos retirados de pacientes quando estavam hospitalizados, bem como seis meses e um ano depois.

Mais de dois terços dos pacientes também receberam sua primeira vacinação contra a Covid-19 durante o período de acompanhamento. A vacinação levou a aumentos de anticorpos nasais e sanguíneos, mas as mudanças nas defesas nasais foram pequenas e temporárias.

De acordo com os pesquisadores, a próxima geração de vacinas deve incluir spray nasal ou vacinas inaladas que aumentariam os anticorpos nasais de maneira mais eficaz, reduzindo potencialmente as infecções de maneira mais eficaz.

Fonte: eBioMedicine. DOI: 10.1016/j.ebiom.2022.104402.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários