Notícias de saúde

União Europeia aprova vacina da AstraZeneca para COVID-19

02 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Na sexta-feira (29/01), os reguladores da União Europeia aprovaram a vacina contra o coronavírus da AstraZeneca para uso emergencial em todos os adultos, apesar da falta de dados para pessoas com 65 anos ou mais. A Agência Europeia de Medicamentos, principal regulador de medicamentos da UE, deu a autorização.

Agora, a AstraZeneca deve receber autorização de comercialização condicional da União Europeia para começar a distribuição. Se autorizada, seria a terceira vacina disponível no bloco, depois das vacinas desenvolvidas pela Pfizer e Moderna.

A Agência Europeia de Medicamentos disse que os testes clínicos da vacina AstraZeneca, que foi desenvolvida com a Universidade Oxford da Grã-Bretanha, mostraram uma redução de 60% no número de casos de coronavírus sintomáticos em voluntários.  A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de quatro a 12 semanas.

Autoridades alemãs recomendaram na quinta-feira a vacina da AstraZeneca, mas apenas para adultos com menos de 65 anos. Os Estados Unidos estão esperando por mais dados antes de decidir se aprovam a vacina. No Brasil, a vacina Oxford-AstraZeneca é desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O uso emergencial da vacina foi aprovado no país em janeiro e dois milhões de doses foram distribuídas para imunização de um milhão de cidadãos brasileiros. A vacina já tem pedido de registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem até 60 dias para dar a resposta ao pedido.

Fonte: European Medicines Agency. Science Medicines Health. January 29, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários