Notícias de saúde
24 de novembro de 2020 (Bibliomed). Diversas vacinas para COVID-19 estão entrando em fase final de pesquisa e em breve deverão estar disponíveis para a população. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que analisa os pedidos de autorização de três requerentes, declarou ontem (23/11) que poderá aprovar as primeiras vacinas até o final deste ano ou início de 2021.
Portugal, devido a acordo firmado em agosto, deverá receber 6,9 milhões de doses da vacina da AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que mostrou ter 70% de eficácia contra o novo coronavírus. A notícia foi recebida com entusiasmo pelas autoridades de saúde do país, que enxergam a possibilidade de colocar fim à crise de saúde pública causada pelo COVID-19.
Os resultados apresentados pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford são provisórios e vêm dos ensaios clínicos em grande escala desenvolvidos no Reino Unido e no Brasil. Em relação aos dados já disponíveis, esta vacina apresenta uma taxa de eficácia média menor do que as divulgadas pela Pfizer/BioNTech ou pela Moderna, que ultrapassam os 90%.
Fonte: Executive Digest. 23 de novembro de 2020.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também