Notícias de saúde

Sobrevivência de COVID-19 pode ser mais alta em pacientes com psoríase

04 de dezembro de 2020 (Bibliomed). A carga multi-mórbida e o uso de imunossupressores sistêmicos em pessoas com psoríase podem conferir maior risco de desfechos COVID-19 adversos, mas os dados são limitados. Recente pesquisa teve como objetivo caracterizar o curso do COVID-19 na psoríase e identificar fatores associados à hospitalização.

Pesquisadores do Guy's e St. Thomas 'NHS Foundation Trust em Londres caracterizaram o curso de COVID-19 na psoríase e identificaram fatores associados à hospitalização usando dados de um registro internacional.

Os pesquisadores descobriram que 71%, 18% e 10% dos 374 pacientes relatados por médicos de 25 países estavam recebendo um tratamento biológico, um não biológico e nenhum tratamento sistêmico para psoríase, respectivamente. No geral, 93% dos pacientes se recuperaram totalmente do COVID-19; 22% e 2% foram hospitalizados e morreram, respectivamente. O risco de hospitalização aumentou em associação com a idade avançada, sexo masculino, etnia não branca e doença pulmonar crônica comórbida. Os pacientes em uso de terapia sistêmica não biológica foram hospitalizados com mais frequência do que aqueles em uso de produtos biológicos. Não houve diferenças significativas observadas entre as classes biológicas. Níveis mais baixos de isolamento social foram sugeridos em indivíduos recebendo terapia sistêmica não biológica em comparação com produtos biológicos usando dados independentes relatados por pacientes (1.626 pacientes em 48 países).

O estudo concluiu que para pacientes com psoríase, a sobrevida na COVID-19 é alta, com risco aumentado de hospitalização em associação com terapia sistêmica não biológica versus uso biológico.

Fonte Journal of Allergy and Clinical Immunology. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários