Notícias de saúde

Medicamento para artrite pode limitar a eficácia da vacina COVID-19

25 de junho de 2021 (Bibliomed). As vacinas COVID-19 podem não ser tão eficazes em pessoas que tomam um medicamento para artrite reumatoide e psoríase, de acordo com um estudo da New York University School of Medicine, nos Estados. Segundo os dados, até uma em cada três pessoas que tomaram metotrexato não conseguiu obter uma resposta imunológica adequada às vacinas.

O estudo avaliou a resposta imunológica à vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 de duas doses, embora a mesma preocupação provavelmente se aplique à vacina Moderna formulada de forma semelhante.

As vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna COVID-19 produziram uma resposta imune eficaz em mais de 90% dos adultos saudáveis ??em testes clínicos. No entanto, o quão bem as vacinas funcionam em pessoas com doenças autoimunes, ou aqueles que tomam medicamentos como o metotrexato, ainda não está claro.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram a resposta imunológica à vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 em 82 adultos com psoríase e artrite reumatoide que estavam tomando metotrexato ou um medicamento semelhante. Eles então compararam sua resposta imunológica com a de 208 adultos saudáveis.

Após a vacinação, níveis adequados de anticorpos foram produzidos em mais de 90% dos 208 participantes saudáveis ??e 37 pacientes em tratamentos orais biológicos ou sem metotrexato. No entanto, apenas 62% dos 45 pacientes que tomaram metotrexato alcançaram níveis adequados de anticorpos após a vacinação. Além disso, os participantes que tomaram metotrexato não experimentaram uma ativação das células T, que são uma parte fundamental do sistema de defesa imunológico do corpo.

Ainda assim, é possível que este e outros estudos estejam superestimando os efeitos negativos do metotrexato e outras drogas nas vacinas COVID-19, já que, segundo os pesquisadores, não se sabe realmente qual é o corte certo para adequação. Dessa forma, algumas pessoas vacinadas enquanto tomam a droga podem "realmente ver uma resposta tardia de anticorpos" até dois ou três meses depois.

Além disso, os participantes que tomaram metotrexato neste estudo tendem a ser mais velhos do que aqueles que não tomam a droga - idade média de 63 versus 49 anos, o que pode explicar algumas diferenças na resposta à vacina.

Fonte: Annals of Rheumatic Diseases. DOI: 10.1136/annrheumdis-2021-220597.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários