Notícias de saúde

COVID-19 aumenta o risco de perfuração no pulmão

25 de setembro de 2020 (Bibliomed). Pulmões perfurados ocorrem em até 1 em 100 pacientes com COVID-19 hospitalizados, concluiu um novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Antes da pandemia, esse problema era geralmente observado em homens jovens muito altos ou pacientes mais velhos com doença pulmonar grave. Mas alguns pesquisadores britânicos notaram que vários pacientes com COVID-19 desenvolveram a doença e decidiram investigar.

Os pesquisadores notaram que danos aos pulmões podem levar a uma perfuração. Conforme o ar vaza, ele se acumula no espaço entre o pulmão e o tórax, causando o colapso do pulmão. Isso também é chamado de pneumotórax. Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 16 hospitais na Grã-Bretanha e descobriram que 0,91% dos pacientes com COVID-19 desenvolveram uma perfuração pulmonar.

Daqueles pacientes com um pulmão perfurado, 63% sobreviveram, mas os pacientes mais velhos tiveram um risco aumentado de morte. A taxa de sobrevivência entre os menores de 70 anos foi de 71%, em comparação com 42% entre os mais velhos.

Pacientes com sangue anormalmente ácido, chamado acidose, também tiveram resultados piores. A acidose pode resultar de uma função pulmonar deficiente.

Os pesquisadores explicam que existem várias maneiras pelas quais o COVID-19 pode levar à perfuração pulmonar, incluindo a formação de cistos no pulmão. Para eles, os médicos precisam estar alertas para a possibilidade de um pulmão perfurado em pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mesmo em pessoas que antes não seriam consideradas pacientes de risco típicos.

Fonte: European Respiratory Journal. DOI: 10.1183/13993003.02697-2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários