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Intervenções educativas aumentam aceitação da vacina do HPV

09 de setembro de 2019 (Bibliomed). Um novo estudo buscou estimar se intervenções educativas direcionadas podem aumentar a aceitabilidade e o conhecimento da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) entre mulheres jovens. O estudo foi publicado na revista Obstetrics & Gynecology.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Fox Chase Cancer Center, na Filadélfia, conduziram uma investigação exploratória para descobrir a aceitação inicial da vacina profilática contra o HPV e as barreiras à aceitação. Com base nos resultados da fase exploratória do estudo, um estudo controlado randomizado de mulheres de 12 a 26 anos em uma única instituição foi concluído. Os três braços do estudo incluíram material educacional (84 mulheres), vídeo educacional (87 mulheres) e controle (85 mulheres). Após a conclusão de suas tarefas de randomização, todos os participantes completaram uma pesquisa sobre dados demográficos e preferências e conhecimento sobre a vacina contra o HPV.

No geral, os pesquisadores descobriram que 51,7% das mulheres no setor de vídeo educacional relataram disposição para aceitar a vacina contra o HPV, em comparação com 33,3% no setor educacional e 28,2% no grupo de controle. As mulheres nos vídeos educativos e nos braços informativos apresentaram maiores medianas de conhecimento sobre a vacina contra o HPV do que aquelas no grupo controle (6 e 5, respectivamente, versus 3). Ambas as intervenções foram relatadas como úteis em relação ao conhecimento (97,7% e 92,9% para o vídeo educacional e apostilas, respectivamente), mas mais mulheres acharam o vídeo educacional mais provável de ser útil na decisão sobre a vacinação (86,2% versus 70,2%).

O estudo concluiu que entre as mulheres jovens, intervenções educativas direcionadas, particularmente os vídeos educacionais, aumentam a aceitação e o conhecimento da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV).

Fonte: Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1097/AOG.0000000000003379.

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