Notícias de saúde

Postagens no Facebook podem atrapalhar programa de vacinação contra COVID-19

29 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Em meio a corrida pela imunização contra o novo coronavírus, muitos países já começaram a vacinar seus cidadãos. Na contramão, um novo estudo da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que postagens na rede social Facebook podem aumentar a resistência à imunização.

O estudo incluiu mais de 10 anos de postagens públicas no Facebook sobre a vacina do papilomavírus humano (HPV), que descobriu que quase 40% das 6.500 publicações relacionadas à vacina contra o HPV de 2006 a 2016 amplificaram um risco percebido. Os dados sugerem que as postagens tiveram impulso ao longo do tempo.

Os pesquisadores explicam que tratamentos e intervenções médicas também podem ser percebidos como riscos pela população geral, especialmente nas redes sociais. Para eles, essas descobertas podem lançar luz sobre o lançamento e distribuição da vacina COVID-19.

Durante o lançamento, dizem os pesquisadores, as pessoas provavelmente verão muitas informações negativas e essas informações negativas serão as tendências nas mídias sociais. Por isso, eles sugerem que é importante que as autoridades de saúde considerem esse fato e se antecipem a ele, a fim de não prejudicar a imunização em massa.

Fonte: Vaccine. DOI: 10.1016/j.vaccine.2020.11.065.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários