Notícias de saúde

Estudo mostra crescente desconfiança das vacinas contra o HPV entre os pais

11 de dezembro de 2023 (Bibliomed). O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus que infecta pele e mucosas, podendo provocar verrugas e cânceres, dependendo do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode causar uma variedade de cânceres, incluindo câncer anal, cervical, vaginal e peniano. A vacinação contra o HPV durante a adolescência protege contra cerca de 90% desses casos, e a vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina contra o HPV é indicada para adolescentes de ambos os sexos com idade a partir dos 13 anos, mas, apesar de todos os benefícios comprovados da vacinação, tem crescido a desconfiança dos pais sobre vacinar seus filhos. É o que mostra estudo da Henry Ford Health, nos Estados Unidos.

Os pais de quase 120.000 adolescentes não vacinados de 13 a 17 anos foram questionados por que não planejavam vacinar seus filhos contra o HPV, que é uma infecção sexualmente transmissível. No geral, a hesitação em dar essa vacina às crianças diminuiu quase 6% ao ano entre 2010 e 2012 e permaneceu estável de 2012 a 2020.

Contudo, o número de pais citando "efeitos colaterais ou de segurança" como motivo para a hesitação da vacina aumentou quase 16% anualmente de 2010 a 2018. Em 2020, cerca de 75% dos adolescentes norte-americanos aviam recebido pelo menos uma dose na série de duas ou três doses de HPV e cerca de 59% haviam concluído a série. Essa taxa fica aquém da meta do Healthy People 2030 de 80% de conclusão entre adolescentes de 13 a 15 anos.

Segundo os pesquisadores, existem várias outras razões para a hesitação dos pais em relação à vacina contra o HPV, incluindo que alguns pais podem achar que vacinar seus filhos pode incentivá-los a terem uma vida sexualmente ativa, e mesmo o fato de algumas pessoas desconhecerem a relação entre o HPV e cânceres.

Para os autores, é preciso focar as campanhas de vacinação do HPV na conscientização de que a vacina ajuda na prevenção de cânceres e que profissionais de saúde precisam reforçar esses benefícios com os pais.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-060410.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários