Notícias de saúde

Sinais Cerebrais Podem Determinar Vida Longa

NOVA YORK (Reuters Health) - Se um pequeno verme servir de parâmetro, o segredo da longevidade pode estar em certos sinais do cérebro.

Há muito tempo, os cientistas estudam o verme "Caernorhabditis elegans" -- ou "C. elegans" -porque certas mutações genéticas podem aumentar sua longevidade em muitas vezes, segundo a equipe de Catherine A. Wolkow da Escola de Medicina de Harvard, em Boston, Massachusetts.

O que não se sabia até agora era quais células são responsáveis por esses sinais.

Os pesquisadores trabalharam com vermes que normalmente viviam bastante, mas cuja expectativa de vida foi reduzida pela remoção de dois genes, chamados daf-2 e age-1, das células dos nervos, músculos e intestinos. Para determinar como prolongam a vida do "C. elegans", os pesquisadores recolocaram um ou outro gene em vários tipos de células.

A reintrodução de qualquer um dos dois genes nas células nervosas restaurou o tempo de vida mais longo dos vermes, informaram os autores na edição de 6 de outubro da revista Science.

Segundo a equipe de pesquisadores, restaurar a atividade dos genes nas células dos músculos ou intestinos solucionou alguns defeitos funcionais nas células, mas não aumentou o tempo de vida dos vermes.

Pesquisas subsequentes revelaram que esses genes ativam certos processos que controlam a saúde das células nervosas que secretam diversos sinais hormonais, e alguns dos quais regulam o tempo de vida de outros tecidos.

Como os animais, de vermes a mamíferos, provavelmente têm o mesmo mecanismo de controle do tempo de vida, essas descobertas sugerem que o sistema nervoso pode atuar como um regulador central da longevidade, concluíram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários