Notícias de saúde

Banho com clorexidina em pacientes críticos pode reduzir infecções?

10 de abril de 2015 (Bibliomed). O banho diário de pacientes críticos com o clorexidina é amplamente realizado no sentido de reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. Um estudo recente foi realizado para exatamente para determinar se este banho diário com clorexidina em pacientes criticamente enfermos seria capaz de reduzir a incidência de infecções associadas aos cuidados de saúde.

O desfecho pré-especificado primário foi um composto de infecções associadas a acesso venoso central, infecções do trato urinário associada a cateter, pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e infecções por Clostridium difficile. Os desfechos secundários incluíram taxas de culturas clínicas positivas para organismos multirresistentes.

Durante o período de banho de clorexidina, 55 infecções ocorreram. Durante o período de banho de controle, 60 infecções ocorreram. A taxa de desfecho primário foi de 2,86 por 1000 pacientes-dia durante o uso da clorexidina e 2,90 por 1000 pacientes-dia durante o período controle. Após ajuste para variáveis de base, não foi detectada nenhuma diferença estatística entre os grupos na taxa do desfecho primário. Banhos de clorexidina não alteram as taxas de desfechos secundários relacionados com infecções, incluindo infecções hospitalares da corrente sanguínea, cultura com contaminação sanguínea, ou culturas clínicas produzindo organismos multirresistentes.

Em conclusão, neste estudo, o banho diário com clorexidina não reduziu a incidência de infecções associadas aos cuidados de saúde.

Fonte: JAMA. 2015; 313 (4): 369-378.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários