Notícias de saúde

Diagnóstico clínico é importante no COVID-19

23 de março de 2022 (Bibliomed). A COVID-19, uma infecção multissistêmica causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, pode se manifestar ao longo de um espectro clínico de infecções respiratórias assintomáticas e leves a pneumonia grave com insuficiência respiratória e de múltiplos órgãos. Apesar do progresso na descoberta e validação de abordagens terapêuticas eficazes em diferentes estágios da doença, os sistemas de atendimento clínico permaneceram vulneráveis aos surtos de COVID-19. Abordagens de diagnóstico eficazes para garantir a detecção abrangente e o tratamento adequado da COVID-19 são essenciais para reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas à esta doença.

Entre abril e outubro de 2020, pesquisadores compararam as amostras de sangue de pacientes hospitalares que tiveram dois testes negativos de RT-PCR com amostras de pacientes positivos confirmados por RT-PCR. Eles analisaram quatro grupos: 40 pacientes que foram confirmados por RT-PCR positivos; 20 que testaram repetidamente negativo e apresentaram sintomas ou exames de imagem do tórax indicativos de COVID-19 e sem diagnóstico alternativo; 15 que testaram repetidamente negativo e apresentaram sintomas semelhantes à COVID-19 ou achados de imagem com um possível diagnóstico alternativo; e 43 que testaram negativo e apresentaram sintomas não compatíveis com COVID-19.

Os achados foram bastante surpreendentes. As pessoas que testaram repetidamente negativas e apresentaram sintomas sem um diagnóstico alternativo tinham um perfil de anticorpos semelhante àqueles que foram confirmados por RT-PCR positivos. Os pacientes com sintomas que testaram negativo e tiveram um diagnóstico alternativo foram semelhantes aos que foram negativos sem sintomas.

Essas descobertas enfatizam o papel crítico que o diagnóstico clínico desempenha na determinação de tratar um paciente com COVID-19, e que os médicos não devem confiar apenas nos testes de RT-PCR.

Fonte: BMC Infectious Diseases. DOI: 10.1186/s12879-022-07095-x.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários