Notícias de saúde

Como evitar o mau hálito matinal?

08 de outubro de 2013 (Bibliomed). Muitas pessoas têm medo de conversar com outras pessoas pela manhã, especialmente antes de escovar os dentes, por causa do hálito forte que fica na boca logo que se acorda. Mas, qual a melhor maneira de evitar o mau hálito matinal?

Segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP), a combinação da higienização bucal com escova e pasta de dente e também o uso do enxaguante bucal à base de clorexidina é o método que deixa o hálito melhor e por mais tempo.

Os pesquisadores testaram e analisaram o uso de um higienizador lingual, um higienizador integrado à escova dental, dois enxaguatórios bucais (antissépticos) à base de clorexidina ou cloreto de cetilpiridínio e uma escova com pasta de dente.

Participaram do estudo 20 voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos, que foram orientados a permanecer por 24 horas sem qualquer tipo de higiene bucal, para o registro dos índices de halitose. O hálito foi medido antes e depois da higienização, logo após o processo e nas três horas seguintes.

Os resultados mostraram que imediatamente após o uso dos produtos, apenas os higienizadores linguais foram capazes de reduzir o hálito, com duração de até duas horas. Já os antissépticos bucais reduziram o hálito somente ao final da segunda e terceira horas, enquanto que a higienização bucal com escova e pasta de dentes foi eficaz na redução do mau hálito já na primeira hora, durando por até três horas.

A combinação de escovação com pasta de dente seguida de enxaguante bucal à base de clorexidina apresentou os melhores resultados entre todas as combinações testadas.

Os pesquisadores explicam que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o mau hálito nem sempre está relacionado a problemas no estômago, sendo que mais de 90% dos casos estão ligados a alterações na boca, e 60% desses ao acúmulo de sujeira na língua.

Fonte: Agência USP, 01 de outubro de 2013

Mau hálito pode afetar qualquer pessoa, até as mais cuidadosas. Leia mais em Boa Saúde

Obesos são mais propensos a desenvolver mau hálito. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários