Notícias de saúde

Profilaxia estratégica para conter epidemia de HIV

13 de setembro de 2019 (Bibliomed). Homens que fazem sexo com homens (HSH) podem reduzir o risco de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) usando profilaxia pré-exposição (PrEP) de forma consistente. O uso crescente da profilaxia pré-exposição é a principal estratégia da iniciativa Ending the HIV Epidemic.

Um dos quatro pilares da iniciativa é proteger pessoas em risco para a infecção pelo HIV usando abordagens e tratamentos de prevenção comprovados e abrangentes, como a profilaxia de pré-exposição do HIV (PrEP), que é o uso de medicamentos antiretrovirais que provaram ser eficazes na prevenção de infecções entre pessoas com risco de contrair o HIV. Em 2014, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos) divulgou diretrizes clínicas de PrEP para prestadores de serviços de saúde e intensificou os esforços para aumentar a conscientização e aumentar o uso de PrEP entre pessoas com risco de infecção, incluindo homossexuais, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens, um grupo que foi responsável por cerca de 68% das novas infecções por HIV em 2016

De 2014 a 2017, a conscientização da profilaxia pré-exposição entre HSH em 20 áreas urbanas aumentou de 60% para 90%, e o uso da PrEP aumentou de 6% para 35%. O uso da profilaxia pré-exposição aumentou em quase todos os subgrupos demográficos, mas permanece menor entre HSH negros e hispânicos.

Ao testar rotineiramente os pacientes para o HIV, avaliar pacientes HIV-negativos para em seus comportamentos de risco e prescrever a profilaxia pré-exposição conforme necessário, os profissionais de saúde podem desempenhar um papel crítico no término da epidemia do HIV.

Fonte: MMWR Morb Mortal. DOI: 10.15585/mmwr.mm6827a1.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários