Notícias de saúde

Lentes de contato podem aumentar risco de infecção ocular

28 de novembro de 2022 (Bibliomed). Estudo da University of New South Wales, no reino Unido, mostra que, embora o uso de lentes de contato reutilizáveis seja geralmente seguro, pode estar associado a um risco maior de uma infecção ocular rara. No estudo, as pessoas que usavam lentes de contato reutilizáveis eram quase quatro vezes mais propensas a desenvolver a infecção chamada ceratite por Acanthamoeba do que aquelas que usavam lentes descartáveis diárias. Os riscos aumentaram para aqueles que os usam durante a noite ou os deixam enquanto estão no chuveiro.

Para estudar a questão, os pesquisadores recrutaram mais de 200 pacientes do Moorfields Eye Hospital, em Londres. Isso incluiu 83 pessoas com ceratite por Acanthamoeba e 122 participantes que vieram às clínicas oftalmológicas com outras condições.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que usavam lentes de contato gelatinosas reutilizáveis tinham 3,8 vezes mais chances de desenvolver ceratite por Acanthamoeba m comparação com as pessoas que usavam lentes descartáveis diárias.

Certos comportamentos aumentaram as chances. Tomar banho com lentes aumentou as chances em 3,3 vezes, enquanto usar lentes durante a noite aumentou as chances em 3,9 vezes. Estudos anteriores ligaram a ceratite por Acanthamoeba ao uso de lentes de contato em banheiras de hidromassagem, piscinas ou lagos e até mesmo chuveiros, enfatizando que a exposição a qualquer água ao usar lentes deve ser evitada

Fonte: Ophthalmology. DOI: 10.1016/j.ophtha.2022.08.002.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários