Notícias de saúde

Bactérias poderiam estar relacionadas ao câncer de cólon?

30 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Pesquisadores revelam em um novo estudo que cachos densos de bactérias chamadas biofilmes, podem ser encontradas na maioria dos pólipos e câncer do cólon. Esses biofilmes são especialmente prevalente no lado direito do cólon. A presença destes biofilmes pode representar um aumento da probabilidade de câncer de cólon e poderia oferecer uma nova maneira de prever o risco de uma pessoa aquirir a doença, disseram os pesquisadores.

A nova pesquisa foi levada a cabo na Faculdade de Medicina e Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores examinaram o tecido saudável e canceroso coletado durante biópsias em quase 120 pessoas, realizadas durante procedimentos de colonoscopia. Os biofilmes estavam presentes em 89 por cento dos tumores removidos do cólon direito.  Mas os biofilmes foram encontrados em apenas 12 por cento de tumores removidos a partir do lado esquerdo do cólon. As razões para a diferença entre o lado direito e esquerdo do cólon são desconhecidas, disseram os pesquisadores.
Em conclusão, o risco de desenvolver câncer de cólon pode ser cinco vezes maior em pessoas com biofilmes no lado direito do cólon, em comparação com aqueles sem biofilmes, disseram os autores do estudo.

O estudo foi publicado online recentemente nas Proceedings of the National Academy of Sciences.

FONTE: Johns Hopkins Medicine, comunicado à imprensa, 16 de dezembro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários