Notícias de saúde

Microbioma pode ser fator de risco para câncer de cólon em jovens

13 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Com o aumento do câncer de cólon entre pessoas mais jovens, os pesquisadores estão trabalhando para descobrir os motivos dessa incidência. Um novo estudo da Georgetown University, nos Estados Unidos, sugere que o microbioma – a comunidade de microorganismos no corpo – pode desempenhar um papel nesse processo.

Estudando o microbioma de pacientes com câncer de cólon, os pesquisadores observaram que bactérias, fungos e vírus nos tumores dos pacientes variavam amplamente, dependendo se tinham doença de início precoce (45 anos ou menos) ou de início tardio (65 anos ou mais).

Certos micróbios podem perturbar o revestimento do cólon. Isso promove a inflamação dos tecidos e pode resultar em mutações no DNA das células do cólon, levando ao câncer. Um tipo específico de bactéria, Fusobacterium nucleatum (F. nuc), pode suprimir as respostas imunes no cólon, permitindo o crescimento do câncer.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram o DNA e o microbioma de tumores de 36 pacientes diagnosticados com câncer de cólon antes dos 45 anos. Eles também analisaram espécimes de 27 pessoas diagnosticadas após os 65 anos.

Foram detectadas 917 espécies únicas de bactérias e fungos nos tumores. Entre os mais comuns estava o F. nuc, que apareceu igualmente em cerca de 30% dos tumores de início precoce e tardio. Cladosporium sp. foi encontrado mais comumente no câncer de início precoce. Pseudomonas luteola, Ralstonia sp. e Moraxella osloensis foram mais observadas em pacientes mais velhos. Outros foram encontrados apenas no microbioma de pessoas com doença de início tardio.

Os pesquisadores planejam continuar explorando a relação entre o microbioma e outros fatores que contribuem para o câncer de cólon. Para isso, pretendem usar dados genéticos de tumores e resultados de questionários de dietas e analisar como o microbioma afeta a progressão do câncer colorretal no futuro.

Fonte: American Society of Clinical Oncology Annual Meeting 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários