Notícias de saúde

Germe da boca pode aumentar risco de câncer de cólon

18 de setembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos suspeitam que um germe encontrado na boca possa aumentar o risco de câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal.

Conhecida como Fn, a bactéria é encontrada, principalmente, na boca, mas pode ser transportada para outras partes do corpo. No cólon, pode ligar-se a um receptor, o que pode estimular o crescimento de células cancerígenas.

Os pesquisadores conseguiram criar uma substância que bloqueia o processo, mas ainda não podem afirmar que essa levaria a um tratamento eficaz de tumores no cólon causados pela Fn.

A recomendação dos especialistas é de que se mantenha uma boa higiene oral e se cuide especialmente das gengivas, uma vez que a boca é a porta de entrada de muitas doenças.

Os órgãos de saúde nos Estados Unidos sugerem que os dentes devem ser escovados, no mínimo, duas vezes ao dia com creme dental que contenha flúor; o fio dental deve ser utilizado entre todos os dentes diariamente; alimentos e bebidas açucaradas, assim como bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; e é fundamental visitar o dentista regularmente.

Fonte: UPI, 17 de setembro de 2013

Saiba mais sobre câncer de cólon em Boa Saúde

Diminuição do consumo de álcool pode reduzir risco de câncer de cólon. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários