Notícias de saúde

Trabalho noturno pode prejudicar a saúde

24 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Em uma sociedade onde o tempo não pára, muitas pessoas trabalham a noite. Contudo, essa prática desorganizar o relógio biológico e, a longo prazo, trazer danos à saúde.

Especialistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, explicam que o organismo humano segue um ritmo natural próprio, funcionando como um relógio biológico programado para funcionar durante o dia e descansar durante a noite.

Quando se alteram os horários de forma radical, invertendo os turnos, o organismo precisa se adaptar e, para isso, muda a fabricação de hormônios, o humor da pessoa, a atividade cerebral, a temperatura corporal e até o desempenho físico.

Os pesquisadores acompanharam 22 pessoas que trabalhavam de dia e foram transferidas para a noite. Essas se submeteram a exames de sangue que mostram que, em média, 6% dos genes são programados para ficarem mais ou menos ativos em momentos específicos do dia. Além disso, quase todos os genes ficaram fora de sintonia quando ocorreu a mudança de turno.

Entre as principais consequências do trabalho noturno ao organismo estão aceleração dos batimentos cardíacos, alterações no funcionamento dos rins e do cérebro, maior risco de diabetes tipo 2 e de obesidade. Outras análises sugeriram que as pessoas que trabalham à noite têm mais chances de sofrer de ataques do coração.

Fonte: BBC, 21 de janeiro de 2014

Sair ou trabalhar à noite pode engordar. Leia em Boa Saúde

Veja por que o sono é tão importante em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários