Notícias de saúde

Trabalhar à noite aumenta risco de distúrbios do sono

06 de março de 2024 (Bibliomed). Mais de metade dos trabalhadores do turno da noite têm pelo menos um distúrbio do sono, uma vez que o trabalho noturno prejudica os ritmos corporais, mostra um novo estudo realizado no GGZ Drenthe's Mental Health Institute, na Holanda.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram mais de 37.000 pessoas e fizeram-lhes perguntas sobre os seus padrões de trabalho por turnos e hábitos de sono. Foram selecionados participantes para seis categorias comuns de distúrbios do sono: insônia, sono excessivo (hipersonia), sonambulismo (parassonia), distúrbios respiratórios relacionados ao sono, distúrbios do movimento relacionados ao sono e distúrbios do sono-vigília relacionados ao ritmo circadiano.

Entre todas as pessoas entrevistadas, cerca de um terço tinha pelo menos um distúrbio do sono e quase 13% tinha dois ou mais. Trabalhar em turnos noturnos regulares parece ser a condição mais debilitante para o sono, com metade dos trabalhadores do turno noturno relataram dormir menos de seis horas por dia, 51% relataram ter um distúrbio do sono e 26% relataram dois ou mais distúrbios do sono.

O estudo mostrou que os homens tendem a dormir menos horas do que as mulheres, mas os distúrbios do sono são mais comuns nas mulheres. A idade também influencia o sono, com pessoas mais velhas tendendo a dormir menos horas, mas a maioria dos distúrbios do sono ocorre em pessoas com 30 anos ou menos.

Os efeitos do trabalho por turnos no sono são mais pronunciados em jovens adultos com menor escolaridade, disse Lancel. Esse grupo dormia menos horas e tinha maior probabilidade de ter distúrbios do sono.

Fonte: Frontiers in Psychiatry. DOI: 10.3389/fpsyt.2023.1233640.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários