Uso indevido de medicamentos controlados é comum entre jovens e adolescentes nos EUA

Comment

Saúde do adolescente

Quase um em cada três adolescentes e adultos jovens que tomam estimulantes ou tranquilizantes prescritos faz mau uso das drogas para fins recreativos, de acordo com o National Survey of Drug Use and Health Sampling, um estudo do governo federal dos Estados Unidos. O uso inadequado desses medicamentos, conhecidos como psicofármacos e prescritos para tratar a saúde mental ou distúrbios comportamentais, é ainda maior entre adolescentes mais velhos e adultos jovens.

As drogas psicoativas podem alterar a consciência, o humor e os pensamentos de quem as usa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Exemplos dessas drogas incluem estimulantes prescritos como metilfenidato, também conhecido como Ritalina, analgésicos como oxicodona e tranquilizantes como diazepam. Produtos comerciais, incluindo tabaco, álcool e cannabis, e drogas ilegais, incluindo ecstasy, cocaína e heroína, também são considerados psicoativos.

A cada ano, mais de 33% dos adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos recebem prescrição de uma droga psicoativa para tratar condições que vão desde ansiedade, depressão e TDAH até dor e transtorno bipolar, entre outros, disseram os pesquisadores.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 110.556 residentes nos Estados Unidos com idades entre 12 e 25 anos que participaram da Pesquisa Nacional de Uso de Drogas e Amostragem de Saúde, um estudo liderado pelo governo federal.

Desses participantes, 35% disseram ter tomado uma droga psicoativa prescrita no ano passado e 31% relataram que a usaram indevidamente, mostraram os dados. Medicamentos opióides foram usados ​​por 19% dos adolescentes, enquanto estimulantes, tranquilizantes e sedativos foram usados ​​por 7%, 4% e 2% dos adolescentes, respectivamente.

Um em cada 10 entrevistados indicou que tomou pelo menos dois medicamentos psicoativos prescritos, enquanto 58% disseram que usaram indevidamente pelo menos um deles, disseram os pesquisadores.

Quarenta e cinco por cento das pessoas que tomaram estimulantes e tranquilizantes prescritos admitiram o uso indevido dessas drogas, em comparação com 18% das pessoas que tomaram opioides prescritos e 14% dos sedativos. Além disso, 87% admitiram fazer uso indevido de outra substância, como álcool, cigarro, charuto, maconha, cocaína ou heroína.

Enquanto um em cada quatro adolescentes de 12 a 17 anos relatou ter tomado uma droga psicoativa prescrita no ano passado, 41% dos 18 a 25 anos usaram essas drogas. Entre os jovens de 18 a 25 anos, 35% relataram uso indevido de drogas. Quase 12% dos participantes do estudo nesta faixa etária indicaram que estavam lidando com sofrimento psicológico sério, que estava consistentemente associado ao uso indevido de drogas psicoativas.

Fonte: Family Medicine & Community Health. DOI: 10.1136/fmch-2020-000374.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *