Videogames podem causar arritmias cardíacas em crianças

Comment

Saúde do adolescente

Jogar videogame pode parecer sedentário, mas pode ser suficiente para desencadear arritmias cardíacas com risco de vida em certas crianças vulneráveis, segundo um novo relatório do Sydney Children’s Hospitals Network, na Austrália.

Os pesquisadores reuniram relatos de casos internacionais de crianças ou adolescentes que sofreram uma arritmia comprovada ou suspeita durante um jogo de videogame.

Em muitos casos, a criança desenvolveu palpitações cardíacas e desmaiou ou ficou tonta e enjoada. Várias crianças sofreram parada cardíaca – onde o coração para de bater e não consegue bombear sangue para o resto do corpo. É fatal em poucos minutos sem tratamento de emergência. Infelizmente, quatro das 22 crianças não puderam ser ressuscitadas ou nenhuma tentativa foi documentada.

Para 19 das crianças, uma anormalidade cardíaca subjacente foi a culpada. O culpado mais comum foi uma condição chamada taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica – um distúrbio genético que pode causar um batimento cardíaco anormalmente rápido em resposta ao exercício ou estresse emocional. Várias outras crianças tinham síndrome congênita do QT longo, outro distúrbio genético que afeta a atividade elétrica do coração.

Em alguns casos, sabia-se que as crianças tinham problemas cardíacos antes que o incidente do jogo ocorresse, sendo que a condição estava sob cuidado médico.

Fonte: Heart Rhythm. DOI: 10.1016/j.hrthm.2022.08.003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *