Caminhar pode ajudar idosos a viverem mais

Comment

Saúde do idoso

Caminhar é um exercício simples e fácil, e para pessoas mais velhas, pode ajudar a prolongar a vida. E não precisa ser muito: apenas dez minutos diários para pessoas com mais de 80 anos são o suficiente.

Em estudo da Universidade Inje, na Coreia do Sul, os pesquisadores usaram informações do banco de dados Sênior do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia. O estudo incluiu 7.047 adultos com 85 anos ou mais que foram submetidos ao Programa Nacional de Triagem de Saúde da Coreia de 2009 a 2014 e preencheram um questionário sobre seus níveis de atividade física.

Foram incluídas perguntas sobre o tempo gasto a cada semana caminhando em ritmo lento, atividade de intensidade moderada, como ciclismo e caminhada rápida, e atividade de intensidade vigorosa, como corrida.

Os participantes do estudo tinham 87 anos em média, e quase 7 em cada 10 eram mulheres. Eles foram divididos em cinco grupos de acordo com o tempo que passavam caminhando em ritmo lento por semana.

Ao todo, 57,5% deles não faziam marcha lenta; 8,5% caminhavam menos de uma hora por semana; 12% caminharam de uma a duas horas; 8,7% caminharam de duas a três horas e 13,3% caminharam mais de três horas.
De forma geral, comparadas aos inativos, pessoas com mais de 80 anos que caminham pelo menos uma hora por semana apresentam riscos relativos 40% e 39% menores de mortalidade por todas as causas e cardiovascular, respectivamente. E a caminhada foi associada à vida prolongada em adultos mais velhos, independentemente de fazerem alguma atividade física de intensidade moderada a vigorosa.

Fonte: Frontiers in Cardiovascular Medicine. DOI: 10.3389/fcvm.2022.859277.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *