Espaços verdes na vizinhança aumentam expectativa de vida

Comment

Saúde do idoso

Um estudo da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, mostrou que quanto mais área verde existe na vizinhança, maiores são as chances de se viver por mais anos. Segundo o estudo, cada aumento de 10% no espaço natural e jardins privados foi associado a uma queda de 7% nas mortes precoces em pessoas com menos de 65 anos.

Evidências anteriores sugeriram que ter maior acesso ao espaço natural poderia melhorar a saúde, então os investigadores começaram a descobrir se isso mudaria a expectativa de vida e protegeria contra uma morte precoce. Eles usaram dados do Scottish Burden of Disease de 2016 para ver a diferença entre a expectativa de vida e a real para adultos com menos de 65 anos no momento da morte.

Os pesquisadores dividiram os dados por "datazone", ou unidades geográficas de aproximadamente 500 a 1.000 moradores em uma área com limites físicos, comunidades naturais e domicílios com características sociais semelhantes. Eles também rastrearam áreas de espaço natural ou jardins privados em metros quadrados. Estes incluíam florestas, árvores espalhadas, pântanos, águas abertas, pastagens, terras agrícolas, agricultura e áreas naturais em geral, bem como solo nu.

Nas áreas mais pobres, houve a menor porcentagem média de cobertura de espaço natural e jardins e os maiores níveis de doença. O aumento da disponibilidade de espaço natural nas áreas locais foi associado a uma redução na disparidade de anos de vida perdidos entre as áreas mais ou menos carentes. O estudo descobriu que mesmo níveis moderados de espaço natural pareciam fazer a diferença.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health. DOI: 10.1136/jech-2022-219111.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *