Chá preto pode reduzir risco de morte

Comment

Nutrição

Pesquisadores investigaram a associação do consumo de chá preto com a mortalidade por todas as causas e causas específicas no Reino Unido, onde o consumo de chá preto é comum e descobriram que pessoas que consumiam a bebida diariamente tiveram menor risco de morte do que não bebedores de chá em mais de uma década de acompanhamento.

O estudo envolveu quase meio milhão de homens e mulheres com idades entre 40 e 69 anos que participaram de 2006 a 2010 no Biobank do Reino Unido, um banco de dados biomédico de grande escala usado para pesquisas internacionais. As informações sobre morte e causa primária de morte entre os participantes do estudo foram obtidas de um banco de dados vinculado do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Quase 30.000 mortes ocorreram durante o período de acompanhamento de 14 anos, com média de 11 anos.

Os pesquisadores disseram que fatores potencialmente confundidores, incluindo idade, sexo, raça e etnia, educação, índice de massa corporal, estado geral de saúde, comorbidades, tabagismo, atividade física, consumo de álcool, consumo de café e dieta, incluindo frutas, vegetais e vermelho carne, foram avaliados na linha de base.

Os participantes do estudo preencheram questionários alimentares no momento da inscrição e durante o acompanhamento sobre seus hábitos de consumo de chá: quantas xícaras de chá de qualquer tipo bebiam diariamente e a que temperatura gostavam de beber chá, de muito quente a quente.

No geral, 85% dos participantes do estudo do Biobank do Reino Unido relataram beber chá e, entre um subconjunto que relatou o tipo de chá, 89% relataram consumir chá preto e 7% beberam chá verde. Mais de 9 dos 10 participantes se autorrelataram como brancos. O risco foi menor – 9% a 13% – entre as pessoas que tomaram duas ou mais xícaras de chá preto por dia.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M22-0041.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *