Artigos de saúde
NEW YORK – Pessoas que usam dois medicamentos para baixar o colesterol apresentam um aumento maior no colesterol HDL (o "bom" colesterol) do que aqueles que tomam uma droga somente, relata um pesquisador de New York.
O resultado é de particular importância para pessoas que apresentam colesterol HDL baixo sem nenhuma razão óbvia, como obesidade ou vida sedentária. Estes indivíduos, que podem se exercitar, apresentam peso normal e níveis relativamente baixos de LDL (ou "mau" colesterol), parecem estar sob risco maior de desenvolver doenças cardíacas mais cedo, de acordo com um artigo no Journal of the American College of Cardiology.
Cerca de 4% a 19% das pessoas que se submetem a exames de imagem dos vasos sangüíneos do coração por suspeita de doença cardíaca apresentam colesterol HDL baixo como única anormalidade nos níveis de gorduras do sangue.
Em um novo estudo de 23 pessoas com doença cardíaca e colesterol HDL baixo como único problema, uma combinação de drogas – gemfibrozil e ácido nicotínico (também conhecido como niacina, uma vitamina do complexo B) – elevou o HDL em 45% naqueles que foram capazes de tomar as duas drogas.
Em comparação, pacientes em uso de gemfibrozil somente apresentaram um aumento de 15% nos níveis de HDL e aqueles em uso de ácido nicotínico isolado tiveram um aumento de 26% no HDL com dose baixa e 35% com a dose mais alta.
Os participantes do estudo também tiveram uma queda nos níveis de LDL ao mesmo tempo, de acordo com o autor do estudo Dr. Michael J. Zema, do Centro Médico do Hospital Brookhaven Memorial em Patchogue, New York.
"O estudo atual sugere que uma combinação do gemfibrozil e ácido nicotínico em pacientes com (baixos níveis de HDL) pode resultar em melhora dramática no perfil lipídico (níveis de colesterol) – superior àqueles vistos com cada um dos agentes sozinho – na maioria dos pacientes nos quais o tratamento medicamentoso pode ser tolerado," escreve Zema.
O gemfibrosil é comumente usado para tratar níveis elevados de colesterol que não respondem a outras intervenções, como mudanças dietéticas. O ácido nicotínico ou niacina, é uma vitamina do complexo B que é associada a muitos efeitos incluindo redução no colesterol e dilatação dos vasos sangüíneos. Tanto o gemfibrozil quanto a niacina podem produzir efeitos colaterais indesejáveis e muitos pacientes podem não ser capazes de usar estas drogas.
Dos 23 pacientes do estudo, cerca de 40% não foram capazes de tolerar uma ou ambas as drogas.
Zema aponta que em pessoas apenas com níveis baixos de HDL, o tratamento para aumentar o HDL faz mais sentido do que tratamento para baixar o LDL. Fazer isto, ele conclui, "pode ser comparado a fazer um buraco no chão para drenar a água de um vazamento no teto. Consertar o teto, se isto pode ser feito com segurança, pode ser uma abordagem mais lógica."
FONTE: Journal of the American College of Cardiology 2000;35:640-646.
Publicado em Bibliomed Saúde em 10/03/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também