Estudo identifica bactérias intestinais que regulam o colesterol

28 de setembro de 2022 (Bibliomed). Certas espécies de bactérias no intestino interagem e ajudam a equilibrar os níveis de colesterol da dieta, usando-o para criar uma molécula que desempenha papéis importantes na saúde humana, de acordo com um estudo publicado em 18 de agosto na revista Nature Microbiology.

Enquanto a maior parte do colesterol seja produzida pelo fígado, cerca de um quinto vem de alimentos de origem animal. As descobertas têm implicações importantes para a importância do leite materno para fornecer nutrição adequada e para um estudo mais aprofundado de fórmulas infantis que não possuem colesterol, como produtos à base de soja, e se privam os bebês dos nutrientes necessários.

O consumo de lipídios na dieta, como o colesterol, modula o microbioma intestinal com consequências para a saúde do hospedeiro através da produção de metabólitos derivados do microbioma. O estudo é um dos primeiros a identificar espécies de bactérias intestinais que convertem o colesterol de alimentos de origem animal em uma molécula de sulfato de colesterol. Embora mais estudos sejam necessários, as primeiras indicações revelam que o sulfato de colesterol atua como uma molécula sinalizadora para uma série de vias biológicas, incluindo aquelas envolvidas na saúde e desenvolvimento infantil, regulando as células imunológicas e a digestão.

Embora o sulfato de colesterol seja prontamente produzido em tecidos humanos, este estudo é o primeiro a mostrar que o microbioma intestinal também pode produzir sulfato de colesterol.

Apesar das implicações para o metabolismo do hospedeiro, um número limitado de interações específicas do microbioma intestinal com lipídios derivados da dieta foi caracterizado. O estudo também descobriu que em camundongos, um subconjunto de bacteroides ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. A promoção de bacteroides no início da vida tem implicações para o desenvolvimento adequado em bebês e para a saúde ao longo da vida. Os pesquisadores descobriram que bacteroides estavam produzindo sulfato de colesterol. Além disso, os pesquisadores usaram camundongos livres de germes inoculados com bacteroides modificados que não possuíam uma enzima necessária para converter o colesterol em sulfato de colesterol. O experimento revelou que esses microbiomas intestinais de camundongos não podiam produzir sulfato de colesterol, enquanto os microbiomas em camundongos livres de germes colonizados com bacteroides normais o produziam.

Os achados abrem caminho para pensar se o microbioma, ou micróbios específicos, pode remover o colesterol da circulação. As descobertas podem levar a novas terapias que substituem a indústria multibilionária de medicamentos para baixar o colesterol. Os tratamentos potenciais podem incluir dietas direcionadas, probióticos ou novos medicamentos derivados das moléculas que essas bactérias produzem, os quais podem reduzir a série de efeitos colaterais que acompanham os medicamentos atuais.

Fonte: Nature Microbiology. DOI: 10.1038/s41564-022-01195-9.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.