Notícias de saúde

Aspirina e ibuprofeno poderiam ajudar a proteger contra a demência

01 de agosto de 2025 (Bibliomed). Medicamentos de venda livre como aspirina ou ibuprofeno poderiam ajudar a proteger contra a demência, sugere um novo estudo realizado no Erasmus University Medical Center, na Holanda. De acordo com os pesquisadores, esses anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) poderiam ajudar a proteger o cérebro ao suprimir a inflamação que contribui para a demência

Para o estudo, os pesquisadores monitoraram quase 12.000 moradores saudáveis ??da Holanda que participavam de um estudo em andamento, acompanhando-os por mais de 14 anos em média. Dos participantes do estudo, 9.520 (81%) usaram AINEs em algum momento, com base nos registros de dispensação da farmácia, e 2.091 desenvolveram demência.

Os resultados mostram que o uso de AINEs em longo prazo foi associado a um menor risco de demência, mas não o uso em curto ou médio prazo. Além disso, a dose cumulativa de AINEs de uma pessoa não pareceu diminuir o risco de demência.

De acordo com os pesquisadores, isso sugere que a exposição prolongada, em vez de intensiva, a medicamentos anti-inflamatórios pode ter potencial para prevenção da demência. No entanto, os pesquisadores observaram que o estudo não prova uma relação de causa e efeito entre AINEs e risco de demência, com usuários de longo prazo que toleraram bem os AINEs podem ter sido mais saudáveis ??em comparação com usuários de curto prazo e, portanto, menos propensos a desenvolver demência. Por outro lado, usuários de longo prazo não apresentaram um perfil consistentemente mais saudável em comparação com usuários de curto prazo.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.19411.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários