Notícias de saúde

Estatinas não reduzem o risco de morte por COVID-19

10 de novembro de 2021 (Bibliomed). O tratamento com estatinas para baixar o colesterol não aumenta a recuperação em pessoas com COVID-19 grave e pode aumentar o risco de morte pelo vírus, de acordo com um estudo da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos.

Desde o início da pandemia em março de 2020, os pesquisadores exploraram a possibilidade de que medicamentos comumente usados ??e disponíveis possam ser úteis no tratamento do novo coronavírus. Foi demonstrado que uma dessas drogas, a dexametasona, reduz a inflamação pulmonar e a necessidade de suporte ventilatório em pacientes hospitalizados.

Além disso, vários estudos descobriram que as estatinas, que são projetadas para reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, uma forma de colesterol ligada a doenças cardíacas e derrames, podem fornecer um efeito protetor contra doenças graves causadas pelo vírus.

Para este estudo, os pesquisadores revisaram os registros de quase 4.500 pacientes com 18 anos ou mais hospitalizados com COVID-19 no Sistema de Saúde Johns Hopkins durante um período de quatro meses. Todos os pacientes foram diagnosticados com COVID-19 confirmado por teste entre 1º de março e 30 de junho do ano passado, disseram os pesquisadores.

Entre os participantes do estudo, 594, ou 13%, estavam recebendo estatinas no momento de sua internação. Quase 60% dos usuários de estatina eram homens, e a maioria tinha idades entre 52 e 78 anos. A maior porcentagem de usuários de estatina era de negros (47%), 74% tinham pressão alta e 53% tinham diabetes, condições que aumentam o risco de uma pessoa para doença grave de COVID-19.

Para ser contabilizada como uma morte relacionada ao COVID-19, a morte teve que ocorrer como resultado da doença durante a internação pelo vírus. Os pesquisadores definiram COVID-19 grave como um caso em que um paciente ficou internado por sete dias ou mais ou necessitou de ventilação médica invasiva para respirar.

Os resultados mostraram que uso de estatinas, como a rosuvastatina e atorvastatina, não reduziu o risco de morte de pacientes hospitalizados por COVID-19, mostraram os dados. No entanto, os pacientes hospitalizados com COVID-19 e tomando estatinas tiveram um risco 18% maior de ter uma doença mais grave causada pelo vírus do que os pacientes que não tomaram medicamentos para baixar o colesterol.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0256899.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários