Notícias de saúde
01 de agosto de 2025 (Bibliomed). Pacientes com doenças autoimunes cujos sintomas foram inicialmente classificados como de origem psicossomática apresentam sintomas de saúde mental e na confiança na medicina, indica estudo realizado na Universidade de Cambridge e no Kings' College London, na Grã-Bretanha.
Os pesquisadores usaram dados coletados por meio de pesquisas em larga escala envolvendo quase 3.400 pacientes com doenças autoimunes e médicos em 2021 e 2022, e descobriram que mais de 80% daqueles a quem os médicos disseram que seus sintomas eram imaginários ou psiquiátricos no início de suas doenças relataram dificuldades com seu senso de autoestima mesmo muitos anos depois.
Outros 72% disseram que o diagnóstico incorreto inicial ainda os incomodava, enquanto relatavam bem-estar mental significativamente menor, níveis mais altos de depressão e ansiedade e níveis mais baixos de satisfação com todos os aspectos do atendimento médico, em comparação aos pacientes que não relataram diagnósticos incorretos psicossomáticos ou psiquiátricos.
Entre outras descobertas, os pesquisadores observaram ligações entre diagnósticos incorretos e comportamentos negativos subsequentes em relação à assistência médica, incluindo uma probabilidade significativamente maior de subnotificação de sintomas e evasão de assistência médica. O estudo mais recente se baseia em pesquisas anteriores sobre lúpus eritematoso sistêmico, incluindo descobertas de que os primeiros sintomas de mais da metade dos pacientes com lúpus foram inicialmente diagnosticados erroneamente como psicossomáticos ou psiquiátricos.
Fonte: Rheumatology. DOI: 10.1093/rheumatology/keaf115.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também