Notícias de saúde

Hipnose pode ajudar anestesia local em determinadas cirurgias

21 de junho de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado na Bélgica mostra que a combinação da hipnose com a anestesia local para determinados tipos de cirurgia pode ajudar no tratamento de pacientes reduzindo o uso de medicamentos e o tempo de internação.

O estudo, apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Anestesiologia, em Amsterdã, na Holanda, avaliou o impacto do emprego da anestesia local e hipnose em operações de câncer de mama e tireoidectomia (retirada total ou parcial da tireoide). Segundo o estudo, a técnica pode ser utilizada para evitar a recorrência de tumores e metástases.

A hipnose funciona reduzindo a dor e aumentando o conforto do paciente. Quem afirma é são as pesquisadoras Fabienne Roelants e Christine Watremez, da Clínica Universitária Saint-Luc, em Bruxelas, que faz um quarto das operações de mama e um terço das de tireoide por esse método.

A técnica da hipnose é feita por um hipnoterapeuta, que conversa com o paciente durante os procedimentos e evita comandos negativos, com os quais o inconsciente pode não saber lidar. Ao cirurgião cabe a delicadeza nos movimentos e manter a calma para transmitir essa aos pacientes.

Segundo os cientistas, a idade ou o sexo não impede a hipnose e, se o paciente estiver motivado, a fim de cooperar e, principalmente, confiar no médico, o tratamento só tem a ganhar com a técnica. Segundo Roelants e Watremez, no futuro, essa técnica poderá ser aplicada a vários outros procedimentos, como ginecológicos, oftalmológicos, otorrinolaringológicos, plásticos e contra infertilidade.

Fonte: Prontuário de Notícias, 16 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários