Notícias de saúde

Odontopediatria utiliza a sedação consciente para viabilizar o tratamento dentário em crianças

São Paulo, 17 de Maio de 2001 (eHealthLA). O tratamento dentário traz consigo procedimentos que podem gerar dor e ansiedade, principalmente quando o paciente se trata de uma criança.

O uso de anestésicos locais, boas técnicas de condicionamento, equipamentos modernos associados à habilidade técnica, possibilitam um tratamento com pouco ou quase nenhum desconforto ou medo para os pacientes mirins.

Segundo a Dra. Eliana Cordeiro Amarante, de São Paulo, Mestre em Odontopediatria pela Universidade de Bergen (Noruega), dentre os métodos de controle da dor e ansiedade estão os não farmacológicos como condicionamento psicológico, contenção física, hipnose e os farmacológicos que abrangem a anestesia local, sedação e anestesia geral.

“A maioria dos pacientes é passível de tratamento com o recurso do condicionamento psicológico associado ao anestésico local para controle da dor. No entanto, o anestésico local não tem efeito algum sobre a ansiedade do paciente e para aqueles extremamente odontofóbicos ou com deficiências físicas e/ou mentais, os recursos da sedação e anestesia geral são indicados para viabilizar o tratamento dentário”, explica a especialista.

Segundo ela, o emprego da sedação consciente por oxigênio e óxido nitroso em razão do seu potencial ansiolítico (relaxante) atua como coadjuvante nas técnicas de condicionamento psicológico, pois o paciente encontra-se consciente e com sugestibilidade e cooperação aumentadas.

“A sedação consciente é uma forma muito boa de viabilizar o tratamento odontológico apresentando um efeito positivo duradouro, já que os pacientes submetidos a esta técnica associada ao condicionamento psicológico, após algum tempo, passam a aceitar o tratamento de forma convencional, sem a dependência do recuso farmacológico”, conclui Eliana.

A especialista estará ministrando um curso sobre o tema no 14o Conclave Odontológico Internacional de Campinas, que acontecerá de 21 à 24 de maio, na cidade de Campinas, São Paulo.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários