Notícias de saúde

Mamotomia evita que 70% das mulheres sejam operadas desnecessariamente

01 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A personagem Hilda, da novela Mulheres Apaixonadas, vivida pela atriz Maria Padilha, vai passar por um procedimento para saber se o nódulo encontrado em uma das mamas é câncer ou não. O tipo de biópsia sugerido, entretanto, é um dos métodos mais seguros e eficientes, preservando a qualidade de vida da paciente. “A mamotomia evita que, em 70% das ocorrências, as mulheres passem por cirurgias desnecessárias”, afirma o dr. Aron Belfer, médico radiologista da URP Diagnósticos Médicos, de São Paulo. “É um recurso diagnóstico onde é realizada uma biópsia por agulha. Orientada pela mamografia ou pelo ultra-som, a mamotomia extrai nódulos de até 15mm ou calcificações que se formaram na mama”, esclarece o radiologista que foi um dos primeiros a utilizar essa técnica no país.

Segundo o médico, antes da mamotomia, a lesão era retirada em procedimento cirúrgico. A paciente permanecia internada por dois ou três dias, era geralmente submetida à anestesia e ainda ficava com uma cicatriz. Esse era o único recurso que os médicos dispunham para analisar o material e verificar se o tumor era benigno ou maligno. Como em 70% a 80% das biópsias realizadas o resultado era favorável, as cirurgias, apesar de preventivas, eram desnecessárias. Já a mamotomia é um procedimento realizado em clínica ou ambulatório, dispensa internação, faz uso apenas de anestesia local e não deixa nenhuma cicatriz na paciente, que tem a lesão retirada praticamente em sua totalidade.

“Como ainda é um procedimento relativamente novo, a mamotomia é realizada em cerca de 2.500 locais no mundo todo, sendo que no Brasil esse número cai para menos de 100. Se o resultado da biópsia for benigno, a paciente não precisará de tratamento. Se for diagnosticado um tumor maligno, daí sim a paciente será submetida a uma cirurgia para a retirada de mais tecidos que possam desenvolver o câncer”, afirma o dr. Aron Belfer, que ainda enfatiza a importância da realização de uma mamografia bem feita.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários