Notícias de saúde

Homens altos correm mais riscos de sofrerem de tromboembolismo venoso

03 de maio de 2011 (Bibliomed). Uma pesquisa desenvolvida na Noruega afirma que homens obesos e altos têm mais probabilidade de terem coágulos que poderiam matá-los repentinamente do que obesos mais baixos.

O pesquisador Sigrid K. Braekkan, da Universidade de Tromso, usou dados de 26.714 homens entre as idades de 25 e 97 anos. Durante os 12,5 anos em que os participantes foram acompanhados, 461 homens tiveram tromboembolismo venoso. Essa condição é causada quando um coágulo sanguíneo, originado em uma veia, se desloca até o pulmão.

De acordo com os dados dos participantes, homens obesos que mediam 1,80 cm ou mais tinham mais chances de desenvolver a doença do que homens que mediam 1,73 cm ou menos e tinham o peso adequado. Homens altos de peso normal tinham probabilidades 2,57 vezes maiores de desenvolverem o tromboembolismo venoso, sendo que para homens obesos mais baixos esse número foi 2,11.

Quanto aos riscos para as mulheres, Braekkan afirmou que como a maioria delas não chega à mesma altura dos homens que participaram da pesquisa, não foi possível investigar a ligação entre a estatura e o tromboembolismo venoso nelas.

“Acreditamos que nós observamos o aumento no risco em homens altos de peso normal, mas não em mulheres, porque a maioria das mulheres não fica alta o suficiente. Esse risco pode estar presente em mulheres muito altas, mas foram muito poucas para investigarmos isso apropriadamente”.

A pesquisa foi publicada noArteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology: Journal of the American Heart Association.

Fonte: UPI 29 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários