Notícias de saúde

Exame de sangue pode prevenir diabetes

23 de março de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram que exames de sangue que analisam um grupo de cinco aminoácidos podem prever o risco de o indivíduo desenvolver diabetes mesmo que nenhum sintoma tenha se manifestado.

Cientistas afirmam que antes de a doença se desenvolver, mudanças metabólicas podem ser vistas no corpo, como a resistência a insulina. Isso acontece antes de o nível de açúcar no sangue chegar ao nível que caracteriza o tipo 2 de diabetes.

No experimento desenvolvido para testar a hipótese, os pesquisadores acompanharam 2.422 adultos saudáveis durante 12 anos. Durante esse período, 201 dos participantes desenvolveram diabetes tipo 2. Amostras de 189 dos pacientes que desenvolveram a doença foram comparadas às amostras de 189 pessoas que permaneceram saudáveis. As análises estudaram os níveis de 61 metabólitos liberados na corrente sanguínea a partir de atividades metabólicas. Os resultados mostraram que níveis elevados de cinco aminoácidos nas amostras estavam associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Thomas Wang, do Massachusetts General Hospital's Cardiovascular Research Center (EUA) acredita que as descobertas do estudo dão mais informações sobre as alterações metabólicas que acontecem no processo inicial que leva ao desenvolvimento da diabetes. “(as descobertas) também aumentam as possibilidades de que, em indivíduos selecionados, essas medições possam identificar aqueles com maiores riscos de desenvolver diabetes para que medidas preventivas precoces possam ser instituídas”, ele completa.

Fonte: WebMD 20 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários