Notícias de saúde

Teste de perfil lipídico pode permitir uma “medicina preventiva personalizada”

27 de abril de 2022 (Bibliomed). Um exame laboratorial no sangue de perfil lipídico pode prever o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares com anos de antecedência, de acordo com descobertas publicadas na revista PLOS Biology.

Os pesquisadores usaram lipidômica, que mede diferentes tipos de lípides presentes no sangue, para avaliar uma possível futura diabetes tipo 2 e também o risco de doença cardiovascular (DCV) em 4.067 pacientes na Suécia. Os participantes foram recrutados para o grande estudo de coorte prospectivo de base populacional entre 1991 e 1994. Após passar por exames médicos e físicos e avaliações laboratoriais de base, os participantes forneceram amostras de sangue em jejum para análises lipidômicas. Os participantes foram acompanhados até 2015.

Segundo os autores, o risco lipidômico, que é derivado de apenas uma única medição espectrométrica de massa que é barata e rápida, é informativo e pode estender a avaliação de risco tradicional com base em ensaios clínicos.

Entre 3.688 participantes que se qualificaram para uma análise de diabetes, 13,8% desenvolveram diabetes tipo 2 durante o período de acompanhamento. Os pesquisadores também relataram que entre 3.951 participantes que se qualificaram para uma análise cardiovascular, 22% tinham doença arterial coronariana, um acidente vascular cerebral ou morreram de um evento cardiovascular durante o acompanhamento.

Com base na incidência de DCV e diabetes tipo 2 durante um acompanhamento de 23 anos, os pesquisadores usaram 184 concentrações de lipídios plasmáticos medidos na linha de base para estabelecer uma pontuação de risco de incidência lipidômica para diabetes tipo 2 e DCV. Essas taxas foram comparadas com taxas médias de casos de 13,8% para diabetes tipo 2 e 22% para DCV.

Os pesquisadores relataram um aumento de 168% e 84% na incidência de diabetes tipo 2 e DCV, respectivamente, no grupo de participantes com maior pontuação. Entre os participantes com as pontuações mais baixas, os pesquisadores relataram uma diminuição de 77% e 53% na incidência de diabetes tipo 2 e DCV.

Estes resultados demonstraram que um subconjunto de indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou DCV pode ser identificado anos antes da incidência da doença, escreveram os autores da pesquisa.

Fonte: PLOS Biology. DOI: 10.1371/journal.pbio.3001561.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários