Notícias de saúde

Diabetes tipo 1 exige controle rigoroso da taxa de glicose no sangue

04 de julho de 2019 (Bibliomed). O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque erroneamente as células produtoras de insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a administrar o açúcar dos alimentos nas células do corpo para ser usado como combustível.

Agora, um novo estudo indica que as crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1 em uma idade precoce tiveram um crescimento diminuído em áreas do cérebro ligadas a déficits cognitivos leves. O estudo comparou exames de ressonância magnética do cérebro em crianças com diabetes tipo 1 com crianças da mesma idade, sem a condição. Os pesquisadores também observaram que áreas de crescimento mais lento do cérebro estavam associadas a níveis mais altos de açúcar no sangue.

O presente estudo incluiu 138 crianças com diabetes tipo 1 de cinco centros médicos nos Estados Unidos. O estudo também incluiu 66 crianças pareadas por idade, sem diabetes, para comparação. As crianças com diabetes tipo 1 foram diagnosticadas entre 4 e 7 anos de idade. Quando o estudo começou, a idade média era de 7 anos e eles tinham diabetes por uma média de 2,4 anos.

Todas as crianças realizaram três exames de ressonância magnética: um quando o estudo começou, outro 18 meses depois e depois novamente quase três anos depois. Os pesquisadores também coletaram informações de saúde, como o controle médio de açúcar no sangue, e realizaram testes de raciocínio e habilidades de memória.

Os pesquisadores ressaltam que, embora os dados sejam preocupantes e sugiram a necessidade de um gerenciamento ainda melhor do açúcar no sangue, as crianças no estudo estavam - em média - indo bem dentro e fora da escola.

Os achados indicam a necessidade de um controle rigoroso nas taxas de glicose das crianças, para evitar problemas posteriores.

Fonte: American Diabetes Association Meeting, San Francisco, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários