Notícias de saúde

Avaliação dos exercícios de resistência em pacientes sob risco de diabetes tipo 2

02 de julho de 2021 (Bibliomed). O treinamento de resistência (TR) é eficaz para melhorar o controle glicêmico e os perfis de lipídios no sangue em adultos com risco de diabetes tipo 2 (T2D) e pode servir como uma intervenção eficaz para prevenir ou retardar o início do T2D. No entanto, o uso de TR em indivíduos com risco de T2D para prevenir ou atrasar o início da doença, e as características do programa de TR que são mais eficazes, ainda são desconhecidos.

O objetivo de uma recente revisão, onde foram consultadas as mais importantes bases de dados científicas disponíveis, foi o de determinar os efeitos do TR sobre os fatores de risco cardiometabólico em pessoas sob risco de T2D e examinar as características do programa de TR associadas à eficácia da intervenção. Quatorze estudos com 668 participantes foram incluídos.

Nos resultados, verificou-se que os treinamentos com peso livre e banda de resistência em intensidades acima de 60%, no máximo com uma repetição, são eficazes para melhorar o controle glicêmico e os perfis de lipídios no sangue em adultos com risco de DM2.

O estudo concluiu que o TR é benéfico para melhorar o controle glicêmico, porcentagem de gordura corpórea e lipídios no sangue em pessoas com risco de diabetes. A adição de um componente dietético não resultou em maiores reduções na glicemia de jejum e triglicérides do que o TR sozinho.

Fonte: Sports Med - Open. DOI: 10.1186/s40798-021-00321-x.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários